segunda-feira, 16 de julho de 2012
Sumac- um tempero diferente e especial
Minha "melhor amiga melhor" Rogéria foi pra Turquia de férias com a irmã e claro, pedi á ela que me trouxesse alguns temperos. Como ela desconhece o mundo dos temperos, resolver me trazer um super presente: uma caixa cheia de temperos! tem alguns que já são velhos conhecidos como páprica, curry, açafrão, cominho , mas haviam alguns que nunca ouvi falar e vou postar alguns deles á medida que for testantado receitas na minha casa. Quem vai gostar, ou não, é meu marido, meu cobaia querido.
Ah, a Rogeria também me trouxe 2 mimos: 2 louças turcas....lindas de viver...obrigada Ro, te amo!
Vou falar do SUMAC:
Sumac é um tempero produzido do fruto de um arbusto que cresce em todo o Oriente Médio e o Mediterrâneo. Seus frutos e sementes variam de cor entre vermelho tijolo e púrpura escuro, quase preto, dependendo de onde o arbusto é cultivado.
Os frutos são colhidos pouco antes de amadurecerem e são deixados para secar ao sol. Depois são normalmente triturados e vendidos em pó ou flocos. O tempero adiciona um sabor ácido e um pouco azedo, mas muito especial, diferente do que pode ser obtido com o limão ou o melaço de Romã.
É usado para temperar saladas e pastas, só para pratos frios por ter o gosto parecido com o do limão. Misturada com iogurte e ervas, tem um sabor leve e refrescante. Se misturada com azeite, pode servido no pão como aperitivo. É um dos ingredientes do zahtar
Eu conheço algumas receitas onde se usa o Sumac pra carnes e até para temperar o arroz nosso de cada dia
Como para mim é um tempero novo e especial, estou testando o uso.
Outro dia fiz um molho á bolonhesa temperado com Sumac, ficou forte e especial. Parecia que estava comendo um molho com um fundo de Halls, acredita? É super refrescante com um tom de limão. Vale a pena experimentar. Você encontra no Brasil em casas de produtos orientais.
Minha primeira receita para testar o tempero encontrei no blog www.chucrutecomsalsicha.com que adoro:
salada de tomates com Sumac
ingredientes:
1/2 cabeça de alho [*diminuí consideravelmente]
1 colher de sopa de maionese
1 colher de sopa de azeite de oliva, mais extra para servir
2 tomates grandes [ele recomenda a variedade beef, que foi a que usei]
1 colher de sopa de sumac
Folhas de hortelã fresco picadinho
Sal a gosto
No pilão ou no processador, moa bem o alho misturado com a maionese e o azeite. Prepare a salada cortando o tomate em fatias e colocando numa travessa.
Pincele cada fatia de tomate com a maionese de alho, salpique com sal e sumac, regue com um fio de azeite e decore com as folhas de hortelã picada.
Bom apetite
Vou postar outras experiências e especialmente as que vão revelar novos temperos. Currypraca!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Nossa essa foi mesmo muito especial. Tenho muito orgulho de tudo que vc faz, seu blog, suas receitas, suas criações, seus quadros, que esses temperos possam dar receitas maravilhosas e SORTE DO XANDY que vai prová-las. Amo voces.Bjs
Havia um restaurante de comidas turcas na Augusta que servia um quibe de batata envolto em sumac... simplesmente maravilhoso! Pena que o restaurante fechou, mas já comecei a fazer uns testes em casa mesmo.
bj
Nil
Carácoles! Tenho aprendido à cada dia! Nunca tinha ouvido falar deste tempero e ainda mais por isso, o jeito como vc define e explica as receitas tem muita utilidade: "com fundo de Halls!!" Adorei, porque pude imaginar o tipo do tempero!
Excelente aula!! Viva a Bá =)
voun postar muitas dicas de temperos e condimentos. Vamos virar chefs de cozinha sabendo apenas usar de maneira correta os temperos. obrigada por seguir o blog e Deus te abençõe. bjs
Postar um comentário