Segundo o Wipipédia, o termo vinagre, deriva do francês vinaigre, quer dizer vinho agre ou azedo. O vinagre é um contaminante indesejável na fabricação de vinhos. É, entretanto, um composto bastante utilizado no preparo de alimentos.
A bíblia faz referência ao vinagre. Talvez o fato mais conhecido seja a Crucificação de Jesus, em que os romanos oferecem uma esponja inundada de vinagre a Jesus. Para Hipócrates, a substância continha propriedades medicamentos. Era conhecida como posca, uma mistura de ovo e vinagre. Todavia, apesar de ser conhecido desde tempos remotos, a indicação técnica é propriedade de Geber, que o destilou.
O Vinagre estimula a digestão, usado como desinfetante, medicamento (poder antiinflamatório). Existem vários tipos de vinagre e hoje vamos falar de vinagre de framboesa que tem ação anti oxidante, ajuda na digetstão e como é um ótimo tempero de alimentos, ajuda a diminuir a ingestão de sal.
Ingredientes:
300g de framboesas frescas
vinagre de maçã ou vinho branco
2 col de sopa de açúcar
Preparo:
Lavar e secar as frutas e colocá-las num frasco de vidro esterelizado. Em seguida adicione o vinagre e açúcar e deixe descansar por 2 semanas em local fresco e escuro.
No final do período, coe numa peneira com um pano fino e limpo, ficando apenas com o líquido aromatizado. Use-o para temperar saladas etc etc
Existem várias marcas de vinagre de framboesa no mercado, olhe com atenção na próxima vez que for fazer compras e teste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário