Para quem gosta de dar um sabor especial nas receitas e desconhece os grandes atributos da estrela Baunilha:
Segundo o wikpédia, a baunilha é uma especiaria usada como aromatizante, obtida de orquídias do género Vanilla, nativas do México. Originalmente cultivada pelos povos mesoamericanos pré colombianos , parece ter sido levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520, pelo conquistador espanhol Hernán Cortés.
A baunilha é a segunda especiaria mais cara, a seguir ao açafrão, devido à mão-de-obra necessária na produção das vagens. Apesar do custo, é muito apreciada pelo seu sabor, que o autor Frederic Rosengarten, Jr. descreveu em The Book of Spices como "puro, apimentado, e delicado" e pelo seu aroma flroal complexo descrito com um "bouquet peculiar". É usada na em bolos, sobremesas, perfumes e aromaterapia. Há chefs que usam em pratos salgados também.
O extrato da baunilha é produzido embebendo os feijões de baunilha em uma solução do álcool e da água por diversos meses, às vezes com o açúcar adicionado, desse modo produzindo um líquido escuro desobstruído com um sabor rico e altamente aromático.
Os extratos de baunilha de imitação são feitos com baunilha sintética. Os produtos etiquetados por condimento da baunilha são uma combinação de extrato de baunilha puro e de extrato de baunilha de imitação. Ao comprar o extrato de baunilha se certifique está etiquetado "puro", ou seja, não possui aromatizantes artificiais, corantes, etc.
Mas, para quem prefere fazer em casa, segue a receita: abra duas favas de baunilha ao meio no sentido longitudinal e coloque-as em vidro, ou garrafa de vidro, bem limpo e seco. Em seguida, despeje 300 ml de álcool de cereais ou vodka. Deixe o vidro fechado e armazenado em ambiente seco e escuro, aguarde dois meses e terá um extrato delicioso que rende bastante.
Por Lívany Salles
A essência da baunilha é extraída do óleo que cobre as sementes da favas. Não contém álcool ou qualquer química. Muito concentrada devendo ser usada em pequenas gotas.
Há variações como baunilha em pó ou em pasta e ainda aromatizante natural ou artificial de baunilha, todos usando as sementes das favas, alguns com pouco ou sem álcool sendo o último caso composto pela sintetização da vanilina. Melhor ficar nas primeiras opções.
Experimente usar as favas, fazendo um corte longitudinal e retirando as sementinhas em suas receitas, depois aproveite as favas e mergulhe as no pote de açúcar. Vai provar um açúcar baunilhado ou vanillado maravilhoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário