Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Primeira pitada

Desde criança tenho imenso prazer em comer e cozinhar. Ainda bem pequena, queria saber como os alimentos eram feitos e apreciava misturas e temperos, apesar, de não ter a menor idéia de como usá-los ou simplesmente combiná-los.Com o passar do tempo esse prazer foi aumentando juntamente com minha independência e principalmente , ousadia. Agora imaginem tudo isso no anseio de criar pratos, agradar as pessoas e deixar minha marca?? Era 1 tal de misturar peixe com carne vermelha e pimenta em doces que muitas vezes o resultado era desastroso.
Mas foi gerando 1 certo tino culinário e especialmente sensibilidade na ponta da língua, nariz e no coração. Minha mãe cozinhava muito bem, mas com o decorrer dos anos, encarava o ato de cozinhar como uma obrigação em alimentar a família e isso mecanizava o processo em busca do mais rápido e mais fácil. Hoje sabemos que podemos conciliar tudo isso ao sabor e prazer. Muitas vezes cozinho pelo simples prazer de ver a reação (e opinião, claro) dos comensais, e , constantemente "esqueço" de comer simplesmente por me sentir alimentada durante o processo. Meus irmãos diziam que meu simples arroz com feijão é maravilhoso e diferente, meu marido diz que só o que faço é bom, melhor até que de muitos restaurantes, mas claro, também essas coisas, podem ser medidas por afeto ainda que não tenham açúcar ahahahaha .
Consigo imaginar na ponta da língua, quais as especiarias usadas num prato feito, quase sempre repoduzo corretamente, mas muitas vezes erro e feio!!!!
Já participei de vários concursos de culinária e ganhei alguns, meus programas preferidos são os de gastronomia e até meu marido já acostumou com isso, mas assisto mesmo é por prazer, pois pode ser que nunca vá fazer nada do que vejo, mas certamente me deleito nas imagens que até posso "sentir" o cheiro e sabor. Já me satisfaz apenas ver o processo de transformação do alimento. Há anos quero fazer 1 blog onde possa compratilhar minhas receitas e especialmente falar sobre comida, embora seja apenas uma apreciadora, mas a vida vai passando rápido demais e alguns projetos , ainda que do coração, ficam guardadinhos. Agora resolvi colocar em prática e quem sabe, usar o blog pra me manter mais tempo na cozinha preparando porções de puro amor para meus queridos. O nome do blog é por causa do condimento que mais gosto e resolvi começar falando dele.
Eu já sabia que havia uma grande confusão em definir o que é curry, Kari, caril, masala..... agora definir tudo isso pode mesmo ser muito estressante. No fundo, as coisas são mais simples e pessoais do que podemos imaginar, pois esse condimento na verdade é 1 pitada de muitas especiarias e não existe uma receita universal. O curry certamente faz a diferença num prato e o torna especial e marcante. No próximo post vou dar as definições, a história e principalmente algumas receitas do condimento e pratos, então: Currypracá!!!!!!!!!!!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Bárbara, querida esposa, já "Corripraí" faz tempo!!! Sua comida é magica, fascinante e os restaurantes que eu tanto apreciava ficaram no passado. Que esse blog traga à você novas experiêncas e muita alegira no seu coração.
E vai fazendo novas receitas que eu sou o primeiro da fila.
Amo você!
Marido

Lu disse...

Barbara que blog fofo! Amei e estarei sempre por aqui e vou querer tbem,como a Ale, provar estas delicias!
Voce merece ,caprichosa em tudo que faz e uma amiga muito querida.
Bjs e Sucesso,
Lu

Márcia Romão disse...

Bárbara, querida, eu já sabia do seu prazer de comer, afinal foram anos de convivência na nossa adolescência, mas eu não sabia que você tinha se tornado uma chef de cozinha!
Parabéns pelo blog, espero um dia poder saborear uma das suas receitas!!
Beijos
Márcia Romão

Currypraca disse...

Marcinha,
então vc se esqueceu que ainda meninas, nós 2 fizemos um pequeno curso de culinária? Aprendemos a desossar coxas de frango e a fazer batatinhas duquesas entre outras coisas? além de darmos aulas de manequim juntas.... boa parceria heim minha amiga...saudade.

Márcia Romão disse...

Nossa Bárbara tinha me esquecido completamente das aulas de culinária com a Dona Alda, aquela coxa de frango recheada era muito boa, será que ainda consigo fazer?? Das aulas de manequim eu me lembro sempre, a gente fez muita coisa legal naquela época. Precisamos nos encontrar pra matar saudade daquele tempo tão bom.
Um beijo grande e parabéns mais uma vez pelo blog.