Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Sal por demais....de bom!



Adoro Sal, sei que não podemos exagerar, mas o sal realmente dá sabor e tem sabor diferenciado.

O sal traz mais sabor ao alimento quando usado adequadamente. Isso todos nós sabemosmas, descobrir como usar os variados tipos de sal adequadamente é um segredo de liquidificador..ahahaha

Conheça alguns tipos de sal que existem e saiba como usá-los da melhor maneira nas suas receitas, segundo as dicas do site norte-americano Rachael Ray Mag.

Sal Kosher: não é refinado, por isso é naturalmente mineral e costuma ser mais salgado que o sal de mesa. Use os dedos para salpicá-lo e saiba que por causa da diferença de densidade, ele pode representar metade do uso do sal refinado em receitas. Como dissolve um pouco mais lentamente, espere um minuto antes de provar o alimento.

Sal marinho: pode ter diferentes texturas por causa da quantidade de minerais do sal de onde ele provém. Teste vários tipos até encontrar o que mais gosta e faça experimentos para testar o quanto ele agrega sabor ao alimento. É ideal para ser salpicado na comida quente antes de servir. Vai bem também para a água de cozinhar macarrão.

Saborizado: pode ser caro e difícil de achar, mas pode ser feito em casa, basta desidratar ervas e sobras de legumes para moer e misturar ao sal grosso ou Kosher.

Refinado: perde todos os minerais durante o processo de refinamento, ganhando um sabor bem salgado e específico. É bastante usado para o preparo de massas de pães, bolos e tortas porque tem os grãos uniformes e fáceis de medir

Flor de Sal, nata ou coalho de sal, são os aglomerados de pequenos cristais recolhidos à superfície das salinas. Estas delgadíssimas palhetas devem ser utilizadas após a confecção dos alimentos, pois ao serem mastigadas originam uma explosão de sabores nos alimentos. A Flor de Sal Portuguesa, colhida na Ria Formosa, é um sal premiado pelo “Slow Food” e reconhecido pela comunidade europeia, estando certificado com o selo orgânico.

Fumée de Sel, é um sal formado por cristais que ficam na camada superior aos da Flor de Sal. Eles são colhidos e defumados a frio em barricas de carvalho que foram usados por anos envelhecendo vinhos de uva Chardonnay. É normalmente utilizado para finalizar pratos e temperar saladas.

Sal de Maldon produzido no mar de Inglaterra desde a idade média, é um sal integral de origem natural. É crocante, mais seco e suave que a Flor de Sal, optimo para a finalização de pratos.

Sal Rosa dos Himalaias, é um sal com uma pureza excepcional, que contém mais de 70 oligo-elementos. A sua cor vem do índice elevados de minerais. O sal cor-de-rosa do Himalaia é colhido dos depósitos milenares de sal. Formado há mais de 300 milhões de anos, provém dos vestígios de um vasto oceano pré-histórico, hoje seco, que chegava às montanhas dos Himalaias.

Sal vermelho Havaiano (Alaea Hawaiian) de cor avermelhada, tem um ligeiro sabor adocicado e a terra. É um sal não refinado, rico em minerais traço, derivados da água do mar e de vestígios de argila, que enrriquecem este sal com óxidos de ferro. O sal havaiano do mar de Alaea contém argila purificada rica em minerais e tem gosto muito suave. Muito aconselhado para carnes assadas ou grelhadas, tal como é utilizado nas especialidades de carne havaianas.

O Sal preto Havaiano, tem origem na ilha Molokai. A sua cor preta acetinada, deve-se à existência de carvão activado na sua composição. Sabor ligeiramente semelhante ao da nóz, muito utilizado em marisco e aves, mas óptimo também para massas, saladas e outros petiscos, dando um toque artístico a qualquer prato.

Sal Rosa Peruano, é colhido nas Salinas que fica nos pés dos Andes Peruanos e a sua origem vem de um oceano muito antigo que secou e ficou preso nos subterrâneos das montanhas em Maras no vale sagrado dos Incas. O sal é colhido a mão por mais de 2.000 anos e ainda hoje a produção de sal continua da mesma forma. Os cristais têm um índice de humidade elevada e uma coloração rosa clara com um sabor forte.

Kala Namak, também é conhecido como o sal negro indiano. Tem um cheiro inesquecível, muito similar gemas de ovos. É utilizado extensivamente na cozinha indiana e tem-se tornado muito popular com os chefs vegetarianos para adicionar o sabor natural de ovos a seus pratos.

Sal de flocos do Rio de Murray, é um sal colorido da Austrália. Os cristais coloridos derretem rapidamente e têm um gosto muito suave. Este é um sal perfeito para enfeitar ou para finalizar um prato.

Sal de Chipre
, tem um formato piramidal e é um sal actualmente muito usado entre os chefs do mundo todo. A textura e o gosto suave e a versatilidade, fazem dele ideal para cozinhar e para enfeitar um prato.


Você sabia que havia tanto sal assim nesse meu mundão de Deus??? vivendo e aprendendo, parece que preciso aumentar meu estoque de sal.....

Nenhum comentário: