Hoje quero falar de bife á milanesa que meu marido adora.
Eu não gosto de frituras, mas a milanesa é a única que faço muito de quando em vez, apenas para agradar meu marido, mas daí já chuto a jaca toda, faço a parmegiana, kkkkk....
Você sabia que a técnica de empanar com ovo e farinha de pão remonta á Grécia Antiga? Foi levada á Europa, chegou á Veneza e em Milão , no século 17, ganhou a fama com a costela de vitela empanada, trazida ao Brasil pelos colonos. Aqui a costela deu lugar ao bife´e, só aqui a técnica virou á milanesa para empanados.
Quando vou empanar, sempre passo na farinha, ovos e na farinha de novo e não frito literalmente, praticamente grelho num fi de azeite ou mesmo no forno. Sei que frito é mais gostoso e macio, mas tento evitar.
A farinha é temperada com ervas e queijo ralado, mas se você empanar na farinha panko, vai adorar.
A farinha panko é feita com o miolo do pão de forma ralado ou triturado, por isso fica mais branquinha e flocada e por isso também o empanado fica mais crocante.
Essa farinha tem origem japonesa , vende no mercado, mas você pode fazer em casa:
Ingredientes:
Pão de Forma Branco ou Integral sem grãos e sem casca
Preparo:
Pique cerca de 3 a 4 fatias e coloque no liquidificador, triture usando a tecla pulsar até que fique floquinhos, não triture demais. Coloque numa forma de maneira que não embolem e forno em temperatura baixa por cerca 30 minutos, ou até que ele fique seco e crocante. Não é pra ficar torrado. Deixe esfriar, separe os farelo, soltando com os dedos e guarde em saquinhos zipados por até 3 meses. Você pode empanar tudo o que quiser e fritar e isso vai ficar calórico, mas maravilhoso na textura e sabor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário