Páginas

sábado, 4 de agosto de 2012

variedades de arroz




O arroz

De origem asiática, o arroz foi trazido ao Brasil pelos portugueses. Se você acredita que seus grãos são pouco nutritivos, prepare-se para algumas surpresas escondidas nas mais diferentes variedades:

NEGRO Ainda não é muito popular por aqui, embora seja conhecido na China há milhares de anos. Era chamado de arroz proibido por ser um alimento exclusivo do imperador, conta a nutricionista Andréa Esquivel, especialista em gastronomia e professora da Universidade Norte do Paraná, a Unopar. Contém pitadas de ferro e, portanto, pode ser útil para afastar a anemia.

PARBOILIZADO
Ele concentra vitaminas do complexo B, importantes para afastar doenças cardiovasculares. Essa riqueza se preserva apesar do processamento. É que esse arroz, quando ainda está na casca, passa por um tratamento com água fervente que leva os nutrientes para dentro do grão, explica Andréa.

ARBÓREO O mais usado para fazer risoto, ele concentra bastante amido, o que confere aquela consistência cremosa. Também tem uma incrível capacidade de absorver condimentos.

CARNAROLI Arroz híbrido e mais amido, favorito dos italianos. O grão demora mais para cozinhar, mas mantém melhor o cozimento al dente e o resultado é mais cremoso. Excelente para preparo de risotos.

INTEGRAL Este tipo mantém a camada externa do grão, o farelo. Além de conservar vitaminas do complexo B, contém fibras benéficas ao intestino. Para quem estranha o sabor, Maria Cecília Corsi recomenda refogá-lo com um pedacinho de canela e um dente de cravo, além de bastante cebola.

POLIDO
O arroz do dia-a-dia não é dos mais nutritivos, mas ainda assim é fonte de carboidratos e proteínas, diz a cientista de alimentos Priscila Zaczuk Bassinello. Seu empobrecimento se deve à retirada da casca no beneficiamento, embora já existam nos supermercados versões enriquecidas com minerais como zinco e ferro.

BASMATI Variedade de arroz branco de grãos longos cultivados na India, Bangladesh e Paquistão, se destaca por sua fragrância e delicada nuância de sabores. Seu nome em Sânscrito significa “o aromático” mas também pode significar “o arroz macio”. Em Árabe, seu significado é ”meu sorriso” o que, ao meu ver, também combina com o grão.

ARROZ NEGRO Este é um arroz muito saboroso, um pouco acastanhado, e de cor pretacom grãos curtos. Há uma história chinesa que ele era conhecido como o “arroz proibido” por ser afrodisíaco, e era consumido somente pelo imperador. Não é um arroz tingido com tinta de lula ou algo artifícial para deixá-lo negro, é naturalmente assim e além de integral, tem menos caloria e gordura que o integral convencional e mais fibra e proteína.

ARROZ SELVAGEM Conhecido como o caviar dos grãos, o arroz negro selvagem é feito de grãos longos, escuros e com formato de agulha. A sua consistência é mais firme na parte externa, porém mais macia internamente.

ARROZ VERMELHO É o arroz integral do parboilizado, rico em fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais. Possui um sabor amendoado e cor exótica, além de ser um alimento altamente saboroso.Pode ser preparado sem óleo ou gordura que fica sempre soltinho
Por incrível que apreça, háoutras variedades de arroz, mas au ainda não conheço todos de preparo ou paladar. Na medida que for conheceno, posto aqui pra vocês. Viva o arroz!
Em casa, como sempre tem arroz e muitas vezes sobras de carne, verduras e legumes, sempre dou uma nova roupagem pro jantar:

Arroz roupa nova

ingredientes:

sobras de carne , legumes e verduras
arroz cozido
ovos mexidos
allho e cebola
ervas á gosto
azeite e azeitonas

preparo:

refogar as sobras no alho e cebola
Juntar tudo, misturar e finalizar com a batata palha (sempre no final para não murchar)
Simplesmente delicioso, fácil e rápido de fazer
batata palha

Nenhum comentário: