Páginas

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

sementes germinadas





Estou "tentando" melhorar nossa alimentação e tirando alguns "esquecimentos" até que estou indo bem...... Paramos de comer glúten e lactose....ás vezes esqueço e experimento algum queijinho etc.....kkkk. Meu marido está levando super á sério, fomos á uma festinha infantil e apesar de termos lanchado em casa...eu não resisti e comi, mas ele se manteve firme e só na água!
Bem. mas ter uma vida saudável inclui alimentação, atividade física, mental, emocional e espiritual. Tudo tem de se purificar e fortificar.
Vamos falar um pouco da alimentação e alguns princípios:
Seria ótimo conseguir comer tudo orgânico, mas pelo menos pra mim fica difícil pelo preço e onde encontrar, então vamos levando e infelizmente comendo alimentos que nem sei como foram cultivados ou criados...ouvimos horrores de hormônios e pesticidas.
Paramos, por enquanto, com carne vermelha também, então buscamos alternativas em verduras, legumes, grãos e frutas...até a página 2 porque estou "educando e ensinando" meu marido a comer o que se deve comer!!!  kkkk
Vou compartilhando aos poucos com vcs, mas uma grande descoberta foram os grãos germinados:

O processo de germinação contribui para que grãos e sementes potencializem seus nutrientes, e se transformem em alimentos de maior qualidade nutricional, oferecendo também maior biodisponibilidade (habilidade efetiva do corpo em digerir e absorver nutrientes).
A germinação provoca reações bioquímicas no interior dos grãos e sementes que ajudam na redução dos antinutrientes (como o ácido fítico) e disponibiliza nutrientes essenciais que estão latentes. Isso significa melhor digestão, maior concentração e maior possibilidade de absorção de substâncias, em comparação aos grãos e sementes não germinados. Dentre os nutrientes importantes estão os antioxidantes, os ácidos graxos essenciais, as proteínas, as fibras, as vitaminas e os minerais.
São muitas as vantagens do consumo de alimentos germinados: elimina compostos inibidores de enzimas; aumenta o número de enzimas digestivas e de lignanas (compostos fitoquímicos similares ao estrogênio, que tem propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon);  melhora a qualidade do sono e a pressão arterial, entre outras propriedades.
 
Como produzir grãos germinados
1. Coloque de uma a três colheres de sopa de grãos em um vidro e cubra com água pura, sem cloro.
2. Deixe de molho por uma noite (o girassol sem casca só precisa de quatro horas).
3. Cubra o vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. Despeje a água e enxágue bem sob a torneira.
4. Coloque o vidro inclinado num escorredor com a boca para baixo e cubra com um pano (o pano é opcional).
5. Enxágue duas vezes ao dia: de manhã cedo e à noite.
6. Os grãos germinados estarão prontos para ser comidos ou plantados após um período variável:

Agrião: após seis a oito dias.
Alfafa: após três a quatro dias.
Arroz: após quatro a cinco dias.
Feijão azuki: após quatro a cinco dias.
Gergelim: após dois a três dias.
Girassol sem casca: logo que amolecer com a água.
Lentilha: após três a quatro dias.
Trigo: após dois a quatro dias.

Vou postar os meus resultados nos grãos e sementes germinados em casa e como consumir, além dos benefícios individuais.
fonte:planeta orgânico/comerbemfazbem

Nenhum comentário: