Páginas

sábado, 15 de agosto de 2015

dicas de temperos

A escola da Lia Bellotti ensina como usar temperos de uma maneira bastante básica e funcional. Resolvi repassar para que possam cada vez mais usar os temperos e diminuir o sal, ganhando saúde e sabor. Nos próximos dias vou postar alguns temperos.  Vou postar 5 inicialmente para que não fique muita informação de uma só vez e para que possam realmente testar em casa. Anotem , usem e não percam:

Resultado de imagem para temperos naturais



O tempero certo pode transformar qualquer prato sem gracinha em um prato dos deuses, não é verdade?
Os temperos normalmente são retirados das folhas de plantas, enquanto que as especiarias vêm de raízes, cascas e frutos. É importante saber combiná-los para realçar o sabor do prato adequadamente.
Aqui vai uma listinha de 29 temperos e especiarias para você se inspirar:

1. AÇAFRÃO – Realça a cor de frango, arroz, pães, sopas e saladas. O açafrão tem poderes antiinflamatórios e aumenta a capacidade antioxidante do corpo.

2. AIPO ou SALSÃO – Tem aroma e sabor bem fortes, portanto não use em grandes quantidades durante o cozimento. Pode aproveitar a raiz, o caule, as folhas e as sementes. Muito utilizado em cozidos, ensopados e molhos.

3. ALECRIM – Deve ser adicionado inteiro ou picado no final do cozimento, para manter seu aroma. O alecrim perfuma carnes, aves e peixes grelhados, sopas, molhos e fica ótimo em massas.

 4. ALHO – É um dos condimentos mais utilizados! Você pode utilizá-los esmagados, picados ou fatiados. Podem ser usados crus, grelhados, assados ou fritos.

5. BAUNILHA – Essa plantinha que vem da orquídea pode ser encontrada em fava e mais facilmente como essência. Muito aromática (dizem que afrodisíaca), é utilizada para perfumar doces, bolos, cremes, mingaus, pudins…

Nenhum comentário: