Açúcar Mascavado
Açúcar escuro, directamente retirado da cana-de-açúcar e que não passa pelo processo de refinação, preservando as vitaminas e minerais da sua composição. Pode ser utilizado da mesma maneira que o açúcar branco.
Stevia
Adoçante que é extraído de uma planta de origem sul americana. De origem natural, não causa qualquer alteração na glicose (níveis de açúcar no sangue). Adoça cerca de 300 vezes mais que o açúcar e não adiciona calorias à dieta.
Mel
Néctar que é retirado das flores pelas
abelhas e que tem uma composição química muito complexa (rico em antioxidantes, minerais e vitaminas) e com inúmeros benefícios para a saúde, sendo-lhe atribuído inúmeras propriedades terapêuticas. Devido ao seu poder adoçante, substitui o açúcar em todas as suas utilizações.
Seiva de Agave
Extraída de um cacto oriundo do México, tem coloração amarela clara e odor agradável. É um alimento orgânico, de poder adoçante superior ao do açúcar (3 vezes mais), e de baixo índice glicémico o que permite a sua utilização por diabéticos. Pode substituir o açúcar do café ou chá e também ser utilizado em bolos e nos mais variados doces.
Geleia de Arroz
Resulta da germinação do arroz e de uma fermentação enzimática. Apresenta um grande teor de hidratos de carbono complexos, que são absorvidos lentamente, o que proporciona saciedade. Pode ser usada como adoçante em bolos, bolachas, sobremesas e bebidas quentes.
Geleia de Milho
Geleia não refinada, obtida por processos enzimáticos a partir do grão de milho, isenta de químicos e manipulações genéticas. Pode ser usada em bolachas, para adoçar os cereais do pequeno-almoço, iogurtes, chá e café.
Xarope de Malte de Cevada
Resultante da imersão e germinação da cevada. É um adoçante de absorção lenta, não contribuindo para níveis elevados de açúcar no sangue.
Vou postar mais sobre o mesmo, e vamos juntos descobrir a maneira mais saudável de consumir açúcar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário