Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

nhoque de batatas



Esse nhoque de batatas de longe é o melhor que comi na vida e apareceu aqui em casa depois que vi o post da Tati do panelaterapia e nunca mais larguei a receita. precisosa!

Nhoque de batatas


Ingredientes (para 2 porções generosas):

1/2 kg batata de casca rosa (asterix)

1/2 xícara (chá) de farinha

1 colher (chá) sal

1 colher (chá) margarina ou manteiga

1 gema


Preparo:

Descasque as batatas e pique-as em cubos. Coloque-as em um saquinho transparente (pode ser aqueles de supermercado que vem os legumes) e dê um nó, com a ponta de uma faca faça pequenos furinhos nele. Coloque no microondas em potência alta por 5 minutos. Deixe descansar por 2 minutos sem abrir o saquinho e verifique se estão macias. Se for necessário coloque mais alguns minutos no microondas.
Eu vou testando o tempo e a batata.
Para essa receita é imprescindível usar a batata asterix, que tem a casca rosa (todo grande supermercado tem). Essa batata tem bem menos água, por isso o nhoque fica com a textura correta. Usar o microondas nesta etapa também é essencial, pois quando a batata é cozida na água ela absorve líquidos e fica muito úmida.

Amasse as batatas ou use o espremedor e deixe esfriar. Junte os demais ingredientes, deixando a farinha por último. Se necessário acrescente mais farinha até que consiga fazer uma bolinha sem grudar nas mãos.

Retire um pedaço da massa, faça um rolinho e vá cortando no tamanho que desejar. Coloque uma panela grande com água e sal, quando ferver acrescente os nhoques. Quando subirem à superfície pode retirar com uma peneira ou escumadeira e jogá-los no molho para não grudarem.

Sirva com o molho de sua preferência e queijo ralado. Aposto que se fizer essa receita nunca mais fará outra, diz a Tati e eu atesto!

Nenhum comentário: