terça-feira, 30 de outubro de 2012
manteiga de sal defumado
De novo um regalo de minha amiga Viviane que foi á New York e lembrou de mim quando viu esse sal m a r a v i l h o s o! Já postei sobre sal defumado, mas quero postar uma receita maravilhosa que fiz.
Já usei em tudo aqui em casa, até na ponta dos dedos pra provar e aprovar diversas vezes esse sabor incrível. Gente...tenho sal de tudo quanto é tipo e esse realmente é imperdível.....bora procurar e usar também?
Sal já foi artigo de luxo até porque eram utilizados também pra conservar alimentos. Agora é algo do dia a dia e acesspivel, mas há os sais gourmets como já postei aqui e o defumado tem 1 gama bastante grande de opções. Os sais são defumados lentamente, em fumaça fria resultante da queima de ripas de barris de carvalho usados no envelhecimento de vinho chardonnay. Há ainda sais defumados de vários países, feitos por defumação comum em fumeiros com madeiras, todos igualmente saborosos. E existem, enfim, aqueles em que cristais comuns de sal refinado ou grosso recebem adição de aromatizantes artificiais de fumaça e corantes de caramelo.
Ele pode ser usado em qualquer alimento e ressalta o sabor de vegetais em especial, mas experimente em carnes, dá aquele sabor de churrasco!!!! Para isso é mais fácil vc fazer 1 manteiga saborizada com sal defumado e ervas e congelar, daí sempre que precisar temperar uma carne ou qq outra coisa, abre o freezer e corta o tempero na ponta da faca.......ahahahaha
Experimente!
Manteiga de sal defumado
Ingredientes:
1 col sopa de pimenta-rosa
1 col sopa de alecrim
1 col chá de sal defumado
150 g de manteiga
Preparo:
Pique a pimenta-rosa e o alecrim com a ajuda de uma faca ou use um pilão para triturar. Em uma tigela, coloque a manteiga e acrescente a pimenta e o alecrim picados e o sal defumado. Misture e coloque em um plástico filme. Enrole e guarde na geladeira por cerca de duas horas ou até ficar firme. Retire e use para finalizar carnes ou como patê em torradinhas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário