Páginas

domingo, 4 de agosto de 2013

Como é feita a mortadela

Segundo o engenheiro de alimentos Alfredo que nos auxilia nos testes de defumados KROK agridoce, a mortadela é menos ruim que a salsicha. Ele é descendente de almães e disse que as salsichas na Alemanha são bem diferentes e mais saudáveis, feitas com carnes nobres e que aqui no Brasil não é assim porque o custo aumentaria e não cairia no gosto do brsileiro por ser mais fibrosa. No casio da mortadela, na Itália também é melhor por motivos parecidos, mas que aqui também não é tão ruim porque leva carnes melhores, msa de qualquer forma, embutidos levam muita gordura e sal.
Mas ainda bem que ainda não peguei cisma com mortadela que adoro!




Veja abaixo:
Mortadela (em Italiano, Mortadella) é um embutido feito de carnes de diversos animais, especialmente suínos e bovinos, e cubos de gordura, geralmente do pescoço suíno. Os temperos geralmente usados incluem pimenta preta (inteira ou moída), murta, noz moscada e coentro.
Existem duas teorias sobre a origem da palavra mortadela. A primeira indica que o recheio de porco que este enchido contém era, no passado, moído finamente, de forma tradicional, até chegar a uma consistência de goma, sendo usado para este efeito um almofariz, conhecido em Italiano como mortaio. O nome poderia, assim, ser proveniente da utilização deste instrumento.
A segunda teoria sugere que o nome mortadela pode ser derivado de uma salsicha romana temperada com murta, em vez de pimenta, designada pelos romanos como farcimen mirtatum.
A mortadela teve origem em Bolonha, na Itália. Um relato de uma linguiça similar à mortadela datado de 1376 pode ser a referência mais antiga da iguaria.
Foi levada para a América Latina pelos imigrantes italianos, no início do século 20, sendo hoje popular no Brasil, na Argentina e no Uruguai.

* Mortadela (propriamente dita)
  • Carnes de diferentes espécies de animais de açougue, carnes mecanicamente separadas, até o limite máximo de 60%; miúdos comestíveis de diferentes espécies de animais de açougue (Estômago, Coração, Língua, Fígado, Rins, Miolos), pele e tendões no limite de 10% (máx) e gorduras.
Fonte:wikpédia

Nenhum comentário: