Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

malefícios do glúten

Conforme prometido, vamos falar um pouco do glúten agora. Ele não faz mal somente á intolerantes..... celíacos que precisam cortar radicalmente da dieta, mas cada dia mais as pessoas que buscam qualidade de vida através de reeducação alimentar, tendem a evitar glúten.




Glúten –  É uma substância encontrada no trigo, no centeio, na aveia e na cevada. Segundo médicos e especialistas, ao chegar no intestino o glúten transforma-se em uma espécie de cola grudando nas paredes intestinais. Com o passar do tempo, provoca saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdome, dores articulares, alergias cutâneas e depressão. Ele "irrita" o intestino.

O corpo responde de diversas maneiras: obesidade, síndrome de resistência à insulina, deficiência de cálcio, alergias, diarréias e doenças auto-imunes. O nutrólogo João Curvo conta que os chineses consideram o excesso de glúten sinal de má higiene interna já que o metabolismo emperra, favorecendo bactérias que gostam de calor e estagnação.

  A dieta sem glúten é moda nas academias pois o emagrecimento e a redução de gordura na área abdominal é comprovada.
   Intestino sem glúten produz serotonina e gera alegria é a afirmação de especialistas da área nutricional.

Problemas relacionados ao consumo de glúten :
· Intolerância alimentar: o glúten é uma cola que adere as paredes intestinais e vai bloqueando o funcionamento do intestino. Os primeiros sintomas são intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases e retenção de líquidos.
· Obesidade: Com o metabolismo lento não se processa devidamente os alimentos tendo como conseqüência o acúmulo de gordura abdominal.
· Baixa imunidade: afeta o sistema imunológico favorecendo doenças auto-imunes.
· Intoxicação e enxaqueca: o metabolismo estagnado dificulta a eliminação das toxinas elevando o risco de doenças como dores de cabeça e enxaquecas.
· Açúcar: Como o glúten é aliado do açúcar, seqüestrador do cálcio, aumentam os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia, hipertensão e colesterol alto.   

Fonte: Márcia Cezimbra do O GLOBO.

Nenhum comentário: