O cardamomo é uma especiaria aromática de sabor adocicado, refrescante e picante e eu compro em forma de pequenas capsulas (naturais) tipo uma vagem, um carocinho que você tem de esmagar. O cardamomo vem de uma planta de 1,50 metro de altura originária de Malabar, no sudoeste da Índia. Ele chegou à Europa por meio das rotas de exploração do Oriente e era cultivado nos mosteiros durante a Idade Média. Suas sementes eram usadas na fabricação de uma massa doce que os monges mascavam como chiclete. Os frutos do cardamomo contêm cápsulas alongadas ou redondas que protegem cerca de 20 sementes. É uma das especiarias mais caras, depois do açafrão e da baunilha, e amplamente utilizada nas cozinhas indiana, árabe e chinesa. Os melhores frutos são os provenientes da Índia e da Guatemala e é da família do gengibre.
Era muito utilizado para curar doenças urinárias e também como descongestionante estomacal.
O cardamomo é encontrado seco, em cápsulas, com as sementes soltas ou já moídas. É utilizado no preparo de arroz, omeletes, almôndegas, massas, bolos, pastelaria, cremes, licores, vinho e café. Na cozinha árabe é tradicionalmente consumido com o café e, na África, com o chá. Na Escandinávia e na Alemanha, é usado para condimentar vinhos, pudins, frutas cozidas, como pera e maçã, e alguns embutidos. Na Índia faz parte de algumas misturas de especiarias, como o curry e o garam massala.
O cardamomo apresenta propriedades diuréticas, digestivas, antissépticas, expectorantes e laxantes.
Aqui em São Paulo eu compro á granel na zona cerealista e uso como temperos em carnes especialmente, mas no café, fica irresistível
café com cardamomo
1 semente para cada 300 ml da bebida
É só vc quebrar abrir a capsula do cardamomo e adicionar junto ao pé do café na hora em que for passa-lo. vai dar 1 sabor sutil e especial.
imagem:gastrolandia
Nenhum comentário:
Postar um comentário