Você já parou pra pensar que se flan e pudin são a mesma coisa? Pois é, não são e vejam as principais diferenças publicadas na revista Gosto:
1) Embora ambos levem leite e ovos, o segredo da diferença entre os doces diz respeito à consistência. O pudim ganha textura mais firme e cremosa, enquanto o flan remete, ao paladar, à leveza da gelatina.
2) Não foi sempre que o pudim levou, em sua preparação, o leite condensado. Antigamente, costumava-se levar o leite ao fogo com o açúcar, reduzindo a mistura pela metade – o que conferia a firmeza, hoje, dada pelo moderno ingrediente.
3) A preparação do flan é mais antiga. Mais precisamente, do tempo dos romanos, desde o século I d.C., quando era preparado com leite, ovos, mel e, veja só, levava até uma pitada de pimenta!
4) Já se perguntou a origem do curioso nome “flan”? Vem do alto-alemão antigo “flado”, que, mais tarde, afrancesou-se como “flaon” – ganhando, finalmente, a forma pela qual nomeamos hoje.
5) O pudim vem do inglês “pudding”, tendo sido assimilado pela língua portuguesa posteriormente. A primeira ocorrência dataria de dois séculos atrás, por meio do manuscrito do Padre Joaquim Cardoso e Brito, chamado “Doces e Manjares do Século 19”.
Agora vamos fazer un flan?
Ingredientes:
5 col sopa água
1 envelope gelatina sem sabor
180g chocolate amargo
1 xíc água
1 lata leite condensado
1/2 lata água
2 col sopa extrato de baunilha
Preparo:
Junte as 5 col água com a gelatina e leve por 10 minutos ao micro. Derreta o chocolate com a xíc de água. Misture num refratário a lata de leite condensado com 1/2 medida dela de água, junte o chocolate derretido , baunilha e por fim a gelatina. Misture tudo , cploque em fominhas úmidas com água e congelador até firmar.
Para desenformar, passe as forminhas rapidamente na água quente e com uma faca solte delicadamente as laterais. Decore com raspas de chocolate e frutas vermelhas para dar um contraste
Nenhum comentário:
Postar um comentário