Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

arroz de polvo

Há tempos eu estava querendo fazer arroz de polvo. Adoro frutos do mar e sempre tive vontade de comer este prato típico português também conhecido como arroz malandrinho.  Só não sabia que perdi tempo demais, isto porque além de ser muito fácil e rápido, é realmente delicioso!
Eu comprei 1 polvo pequeno na feira, que deve estar rosado. descobri que são vendidos por peso, mas tem preço por tamanho feito os camarões.

Li várias receitas e fiz do meu jeito, com ingredientes que tinha em casa e gosto e tudo á olho mesmo.
Sempre faço minhas receitas assim, primeiro estudo as convencionais e as vezes sigo, mas geralmente adpto.
Resultado de imagem para arroz de polvo simples
Ingredientes:

1 polvo pequeno lavado com suco de limão
1 xíc de arroz lavado
1 taça de vinho branco (usei tinto)
1 tomate picado 
1 cebola para cozimento do polvo + 1 tantinho para o arroz
alho
pimenta em grão e folha de louro (usei na água de cozimento do polvo)
azeite

Preparo:
coloquei o polvo lavado na panela de pressão com os temperos citados e cobri de água. Depois que levantou pressão, deixei exatos 8 minutos. Ficou super macio.  Esfriou e piquei.
Numa panela refoguei alho e cebola e juntei o polvo, em seguida o arrroz lavado, o vinho e depois de evaporar, a água do cozimento do polvo.  Se quiser , no refogue, acrescente pimentão picado, cenoura, salsão, azeitonas...eu não coloquei nada. Deixe cozinhar normalmente o arroz.  ahhh salpiquei bastante salsinha, mas coentro acho que fica ainda melhor
Acerte sal e pimenta  e sirva
no prato coloquei  mais pimenta e limão. Delícia!
imagem:wsue

Nenhum comentário: